quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Tempos Liquidos - Pastor Tiago Gomes de Oliveira

 

Pastor Tiago Gomes de Oliveira

 

Tempos Liquidos

No mundo líquido moderno (sociedade pós moderna), de fato, a solidez das coisas, tanto quanto  a solidez das relações humanas, vem sendo interpretada como uma ameaça.

Qualquer juramento de fidelidade, compromisso a longo prazo, pronunciam um futuro sobrecarregado de vínculos que limitam a liberdade de movimento e reduzem a capacidade de agarrar no voo as novas e ainda desconhecidas oportunidades. A expectativa de assumir uma coisa pelo resto da vida, na pós modernidade, passou a ser uma idéia absolutamente repugnante e assustadora.    ( Bauman- Tempos Líquidos ).

É certo que todos nós poderíamos apontar características, nem sempre boas, no mundo pós moderno. 

Uma sociedade que se tornou fragmentada no decorrer do tempo, várias novas “identidades”, pessoas que agora se identificam como animais (Terians ou Therians), diversas identidades de gêneros, relações descartáveis, literatura multifacetada, novos temas e novas técnicas que vão na contramão do que é reto aos olhos de DEUS.

Uma geração de pessoas mais livres, empoderadas, “sem tabu” e uma tecnologia que chega até a ser assustadora, temos tudo na “palma da mão”, distância não existe mais pois a tecnologia como por exemplo WhatsApp nos deixa frente a frente com pessoas que estão do outro lado do mundo, para se alimentar basta alguns cliques e sua comida estará na porta de sua casa, drogas e sexo a vontade e sem pudor, compromisso com a família e com a verdade nesse tempo é difícil encontrar.

A vista de quem não conheceu o amor de CRISTO, o mundo caminha as mil maravilhas, podem tudo e fazem as coisas da forma que quiserem e não podem ser repreendidos pois a liberdade está sendo promovida de forma tendenciosa a fim de acabar com os bons princípios e valores do projeto de DEUS, a família.

Essa estratégia de satanás na pós modernidade, de facilitar o acesso a prazeres momentâneos do mundo, tem cegado a humanidade que mesmo tendo tudo facilitado, ficou tão cega que não consegue ver que o índice de depressão, ansiedade e suicídio tem aumentado de forma assustadora.

O evangelho de Jesus segundo escreveu João diz assim:

- Eis que vos dou a minha paz, a minha paz lhes dou. Não como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado e nem tenham medo.   (Jo 14:27).

Não existe verdadeira paz e alegria sem regras e princípios e o que vejo nesse texto citado é que Jesus faz questão de diferenciar a paz do mundo com a paz que só pode vir dele.

A falsa sensação de paz de forma sorrateira faz com que cada vez menos pessoas busquem a salvação de Cristo pois estão “cegas” com realizações e conquistas superficiais, preferem uma vida de prazer por não quererem uma eternidade de gozo e paz com DEUS.

Vejo o atual cenário como um dos maiores desafios do cristão, sendo ele obreiro ou não, não há como se abster dessa batalha que deve ser travada agora, pois o dia glorioso do arrebatamento se aproxima.

Veja a seguir alguns de nossos desafios como servos e servas do SENHOR no mundo pós moderno:

 

1º A UNIDADE E O AMOR:

Mateus 24:12 – E, por se aumentar a iniquidade, o amor de quase todos se esfriará (Almeida Revista e atualizada).

Cristo já demonstrou que o amor é realmente o maior dom e o quão necessário é para a sua igreja. Sabemos que dentro de uma congregação estaremos cercados de pessoas com criações diferentes, ideias diferentes, comportamentos diversos, gostos e costumes próprios que muitas vezes não serão os mesmos que os nossos e isso não significa que são nossos adversários.

A pós modernidade traz consigo uma competitividade absurda e que acaba entrando dentro de algumas igrejas, projetos para o crescimento da obra que deveriam ocupar a mente do homem e mulher de Deus, são substituídos por pecados e/ou iniquidades se tornando uma barreira para que o amor entre os irmãos não se torne cada vez mais forte.

Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tivesse amor eu seria como um metal que soa ou como um sino que tine. (1ª Cor 13:1). Sino quando tine faz muito barulho, chama realmente a atenção daqueles que estão próximos a ponto de quanto soa dificilmente as pessoas não olham e até admiram não só pela sonoridade, mas também pela aparência, mas por mais que chame a atenção, por dentro continua sendo oco e vazio.

Essa comparação que o apostolo Paulo fez, mostra que não importa o quanto as pessoas chamam a atenção pelo que faz, pelo que fala ou da forma que se veste, se seu interior estiver vazio sem amor, não é nada. Um reino dividido nunca subsistirá, então nessa pós modernidade devemos ser o corpo de Cristo e ter em nossa mente que cada membro do corpo sempre terá sua importância e função.

 

2º OBREIROS BASEADOS NA PALAVRA COM A MENTE DE CRISTO

1º TIMÓTEO 4:1-2- O Espírito manifesta claramente que nos últimos tempos, alguns abandonaram a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios; que pela hipocrisia de mentirosos terão a consciência cauterizada. (NVI)

O poder transformador da palavra entra em ação à medida que a conhecemos e praticamos, a visão muitas vezes equivocada que o fogo (não no sentido condenatório, mas no sentido de poder) é manifesto apenas quando há línguas, ou com o cristão pulando no Espirito, revelando, profetizando e etc. SL 29: 7 diz: A PALAVRA (VOZ) DO SENHOR DESPEDE LABAREDAS DE FOGO.

A palavra tem o poder de nos fortalecer, animar, transformar, ensinar, exortar, aproximar de Deus, nos manter no caminho da salvação, já o poder de Deus manifestado através dos dons, são para as obras que ELE nos confiou enquanto estivermos nesse mundo.

Entenda assim, conhecer e praticar a palavra = a Salvação

Ter o privilégio de ser usado por Deus com dons= serviços para o reino em prol dos irmãos.

Como enfrentar os desafios da pós modernidade sem ter uma base na palavra de Deus?

Com tantas ideias e intepretações pré-moldadas da bíblia sagrada, que servem apenas para massagear o ego de pessoas sem se importar com o ensinamento genuíno da verdade, tem distorcido o que é ser um verdadeiro cristão. O texto é claro em nos mostrar que o abandono da fé se dará por conta de alguns darem ouvidos a doutrinas de demônios, acontecendo isso não conseguiram mais ouvir a verdade e seguiram a passos largos para a condenação.

O compromisso que você tem com a palavra do senhor é de extrema importância não apenas para você, mas para que a igreja que congrega seja fortalecida na verdade e pessoas conheçam o verdadeiro Cristo das escrituras

Portanto rejeitando toda imundícia e abundância de malícia, recebei com mansidão a palavra que vos é enxertada pois é apta poderosa para salvar as vossas almas (Tg 1:21).

O próprio Jesus sempre demonstrou o quanto a palavra era importante.

Antes de vir ao mundo ele era a própria palavra (Jo 1: 1);

Quando Criança, aos 12 anos, ensinava a palavra (Lc 2: 46-47);

Quando esteve com seus discípulos falou e ensinou sobre a palavra e mostrou que se quisessem conhece-lo melhor deveriam se aprofundar nas escrituras pois elas testificavam verdades sobre ELE (Jo 5: 39);

Quando ressuscitou usou a palavra com os 02 discípulos a caminho de EMAÚS (LC 24: 25-26)

Para termos a mente de Cristo e enfrentar a pós modernidade, devemos não só conhecer a palavra de DEUS, mas também devemos conhecer e ser íntimos do DEUS da palavra.

Que possamos aproveitar todos os momentos disponíveis de nosso dia para nos aproximar do Senhor, a pós modernidade pode influenciar de forma negativa aos que estiverem desatentos ou descomprometidos com o do Senhor, mas nós somos os que aceitam e querem ser influenciados por Cristo e influenciar as pessoas ao nosso redor sendo os imitadores do nosso salvador.

 

3º OBREIROS IMACULADOS EM UM MUNDO PÓS MODERNO

 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te (2º TM 3: 1-5)

Nossos dias dentro da congregação em cultos ou eventos promovidos pela igreja que fazemos parte, mostra o homem e mulher convertidos em um ambiente propício para adoração a Deus, local esse que nos desprende dos problemas desse mundo e então focamos no que realmente é importante que é o contato com o criador.

Mas devemos falar dos momentos em que estamos fora da igreja, em nosso trabalho, em nossa escola/faculdade, em eventos ou encontro com amigos.

Como realmente somos nesse mundo pós moderno?

As características citadas nos versículos acima, não devem ser parte de nosso comportamento em nenhum momento, o que nos torna diferentes do mundo não é um terno ou vestido bonito, e sim nosso comportamento quando estamos entre pessoas que não conhecem ao SENHOR.

O cristão sempre será visto analisado e até julgado, até mesmo os que não professam a mesma fé que nós, sabem que o Nosso Deus preza que os seus filhos sejam irrepreensíveis no seu modo de viver.

Já notou que quando um cristão peca, erra, ou se comporta de maneira vergonhosa, umas das primeiras frases que dizem é:

- DIZ QUE É CRENTE E FEZ ISSO;

- DIZ QUE É CRENTE E MENTIU;

- DIZ QUE É CRENTE E TRAIU;

- DIZ QUE É CRENTE E XINGOU.

Pode ser que não lembrem do seu nome, mas certamente vão lembrar que você é cristão.

Nunca devemos pensar que é normal uma pessoa que serve a DEUS ser comparada com pessoas do mundo, quando nos dispomos a ser seguidores de Cristo e ser os seus imitadores, estamos nos colocando na condição de luz do mundo e sal da terra. Varias aplicações são feitas sobre a LUZ E O SAL de Mateus 5:13, mas fiquemos com essa aplicação simples e objetiva por hora.

LUZ do mundo: Nós como luz do mundo, somos os instrumentos de Deus para guiar as pessoas e também para ajuda-las a enxergar os seus erros, pessoas que não tem exemplos, que não tem perspectivas em sua vida, que não veem saída para suas frustações, precisam que alguém seja luz em sua vida e as ajude a ter o encontro com o PAI, não estou dizendo com isso que temos o poder de convencer alguém a aceitar a Jesus pois essa tarefa compete ao ESPIRITO SANTO, mas somos instrumentos que podem promover esse encontro.

Sal da terra: O bom sal e não o insipido era usado, entre outras coisas, para preservar alimentos e poderíamos dizer somente isso, que devemos preservar os bons costumes, boas práticas e o bom relacionamento com DEUS. Mas gostaria de dizer que o sal também pode trazer sede a vida das pessoas, Já passou pela sua cabeça que você irmão e irmã, pode promover a sede na vida de uma pessoa no sentido de ela se aproximar de DEUS?

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. (Jo 7: 37-39)

O seu modo de vida santo, imaculado e irrepreensível pode influenciar pessoas a se achegarem a DEUS.

A pergunta que devemos sempre fazer para descobrir se estamos sendo bons cristãos e bons obreiros é:

Se todos os irmãos fossem como eu (concernentes as coisas de DEUS) seriam benção?

Esse ultimo tópico sobre o desafio de ser um obreiro em um mundo pós moderno não encerra o assunto, foram apenas algumas questões que devemos estar atentos para termos uma igreja avivada, ansiosa pela volta do noive que EM BREVE VEM.

INDEPENDENTE DAS MUDANÇAS DO MUNDO E DE SEUS AVANÇOS, NÂO PERCAM A ESSÊNCIA DE VERDADEIROS HOMENS E MULHERES DE DEUS.

Deus vos abençoem e boa Escola Biblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, critica ou sugestão, ficarei grato. Que o Senhor Deus te abençoe.