quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

O Desafio do Obreiro em um mundo pós moderno! Pastor Ivan Souza Assembléia de Deus Belém

 

Pastor Ivan Souza

Assembléia de Deus Belém

 

O Desafio do Obreiro em um mundo pós moderno !

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10:4,5 ( Almeida Corrigida Fiel)

As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.                 2 Coríntios 10:4,5 ( Nova Versão Internacional NVI)

(Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição das fortalezas); destruindo imaginações, e toda a altivez que se exalta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10.4,5 (King James)

Porque as armas que usamos para guerrear não são mundanas. Ao contrário, elas possuem o poder de Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus; levamos todo pensamento cativo e o tornamos obediente ao Messias. 2 Co. 10.4,5 (Bíblia Judaica Completa)

O mundo é sem princípios. É uma selva lá fora! Ninguém joga limpo. Mas o cristão não vive nem age desse modo. Nunca nos comportamos assim e jamais o faremos. As ferramentas que usamos não são para propaganda ou manipulação, mas para demolir esta cultura dominante e corrupta. Usamos as ferramentas poderosas em Deus para esmagar filosofias pervertidas, derrubar barreiras levantadas contra a verdade de Deus, encaixar todo pensamento livre, toda emoção e todo impulso a estrutura de vida moldada por Cristo. Nossas ferramentas estão preparadas para limpar o terreno e edificar vidas pela obediência, rumo à maturidade. 2. Co. 10.3,4,5e6 ( A Mensagem)

O tema escolhido para esta escola Bíblica não é apenas atual, mas urgente, dado os desafios ministeriais que estão diretamente ligado ao tema.

A Pós- Modernidade ou Pós modernismo é um conceito que representa as mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que ocorreram após a Segunda Guerra Mundial. O termo também é conhecido como pós-modernismo ou movimento pós-industrial.

Algumas características da pós-modernidade são:

        Globalização e domínio do sistema capitalista

        Propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas

        Colonização do universo pelos mercados

        Celebração do consumo como expressão pessoal

        Pluralidade cultural

        Polarização social

        Reversão da produção e do consumo

O pensamento pós-moderno baseia-se na teoria crítica, que critica as ideias universalistas de realidade objetiva, moralidade, verdade, natureza humana, razão, linguagem e progresso social.

Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica.[1] No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Quais ideologias estão em tendência nos nossos dias?

Evolucionista

Pro-abortistas

Feministas

Liberais das drogas

Ativistas Homossexuais

Pedofilia

zoolofilia

Relatismo

Materialismo

Humanismo

Pluralismo

Desconstrução da família tradicional

Ideologia de Gênero ( no Facebook há 56 opçoes de gêneros)

 

Definição de sofisma:

1.      argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

2. LÓGICA argumentação que aparenta verossimilhança ou veridicidade, mas que comete involuntariamente incorreções lógicas; paralogismo.

Todos estes sofismas são propagados e disseminados com ampla influencia da mídia, musicas, filmes, celebridades, intelectuais, politicas governamentais. E porque prosperam estes padrões de comportamento? porque eles operam através da eficácia de satanás.

2 Tessalonicenses 2:1-12

1 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,

2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.

3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?

6 E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.

7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;

8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;

9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;

12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.    

*Desde a queda a humanidade sujeitou-se padrão de comportamentos sujos, contaminados e tendenciosos, perversos.

Isto é o que podemos chamar de alienação, o conceito de alienação- elaborado originalmente na modernidade pelo filósofo alemão Hegel – se refere a tudo aquilo que eu produzo, mas não compreendo a razão. Isto é, sou apenas uma ferramenta para que as coisas aconteçam, mas não decido sobre o destino das minhas ações.

Alienado é aquele que não pertence a si mesmo. Marx

A grande força da pós modernidade, está na distorção que ela faz na mente do homem. O maior perigo para o obreiro é buscar compreender as muitas variáveis desse movimento, procurando uma forma de atualizar a abordagem do Evangelho com nova roupagem. O Dr Martyn Llod Jones faz uma alerta para os ministros de Deus: “ Repito agora as declarações deles. Os teólogos modernos   dizem: "Para os homens e mulheres científicos é impossível  acreditar no sobrenatural, ou no miraculoso. Daí, se vocês  continuarem tentando ensinar-lhes uma teologia ou um  conceito sobre a vida dessa maneira, a posição de vocês estará  perdida. O mundo não os ouvirá, e vocês bem que poderiam  fechar os seus templos, fechar os seus livros e fechar a boca.

Devemos reconstruir a coisa toda. Precisamos de uma nova  Reforma. Precisamos começar de novo. Precisamos descobrir  uma verdade que seja aceitável às pessoas dos dias atuais?.  Bem, vocês não podem ver que isso nada mais é do que  conformar-se com este mundo? Dizer isso é dizer que o homem  decide o que se deve crer e aceitar. Vocês não devem mais  abordá-lo dizendo: "Assim diz o Senhor. Vocês o observam  analisam. Descobrem aquilo em que ele acredita, o que  e   ele lê e como pensa. Vocês vão trabalhar com ele e beber com  ele. Tendo-se juntado a ele no trabalho e no lazer, e tendo  descoberto qual a posição dele e como ele pensa, vocês lhe  apresentam um evangelho que ele possa entender e aceitar.  Ele é que determina e controla o ensino que vocês lhe vão  ministrar”.

A nossa abordagem é a abordagem dos profetas, de Jesus, dos apóstolos, isto é , denunciar o pecado, a rebeldia do homem contra Deus e a sua palavra, e sua terrível posição diante de tal verdade, mas ofertar-lhes o Evangelho, a mensagem do Cristo crucificado e ressurreto. Paulo fez isso ao ministrar na grande cidade de Coríntios 1 Co. 2. 2,3 e 4 “ Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

4 E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder”.

 

Efésios 2:1-7  E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

 

Estas ideologias são Padrões de pensamentos negativos e mentirosos;

O satanás oferece formas de pensar erradas, ele é um mentiroso, ele diz coisa sobre nós, sobre outras  pessoas e circunstâncias que simplesmente não são verdadeiras;

Fortaleza, um lugar para esconder prisioneiros.

Uma fortaleza mental é uma área onde somos mantidos escravizados em prisão  em decorrência de certa forma de pensar.

Fortaleza são padrões  de pensamentos sustentado por uma mentira e engano. Crenças que nos aprisionam e escravizam.

A resposta para essa batalha é renovar a mente.

Rm. 12.2 E não vos conformeis (amoldeis e / ou tomar a forma, entrar no esquema) a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

1 Co. 2.16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

 

1.      Pensamento

2.      Sentimento

3.      Ação

4.      Resultado

Nós somos governados pelas crenças que alimentamos; somos uma profecia viva que revela no que cremos.

“A batalha agora é na mente, a guerra é guerra de pensamento”

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Efésios 6:10-17

Conclusão

Paulo responde a estas armadilhas e sofismas, afirmando sua nova posição em Cristo. Em Cristo ele é nova criatura pertencente a uma nova ordem, santificação.

Sua posição agora é de embaixador de Cristo, representante da graça. Ele é o que a bíblia diz que ele é e será!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, critica ou sugestão, ficarei grato. Que o Senhor Deus te abençoe.