segunda-feira, 31 de outubro de 2022

3ª EBOM - Pr Tiago Gomes

 




Os Salvos Salvam

17- Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

18- Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

19- Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.

20- Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

21- Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma. Ezequiel 3:17-21

Meus amados irmãos e irmãs, se nos fosse perguntado hoje, quais são as obras que os salvos em Cristo devem praticar, qual seria a sua resposta?

Para começarmos a meditar em uma possível resposta, é necessário em primeiro lugar trazermos a temática dessa EBOM.

‘’Más de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação’’ Hebreus 6:9

É evidente que do versículo 9 em diante há uma mudança de direcionamento da mensagem do escritor. Se trata agora de um público (judeus convertidos) que não apostataram da fé genuína em Cristo, como fica ainda mais evidente no versículo seguinte:

Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Hebreus 6:10.

Todos nós que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso único e suficiente salvador, passamos por uma certa dessocialização, ou seja, lugares que íamos agora não vamos mais, costumes que tínhamos agora não temos mais, certas diversões com antigos amigos agora são inadequadas, linguajar que utilizávamos agora não utilizamos mais, enfim, sua maneira de se comportar, de agir, de falar, de se vestir e até mesmo de pensar, passam agora por uma transformação (Romanos 12:2) pois nos tornamos salvos em Cristo e isso requer mudanças.

Tendo isso em vista, fica evidente que em primeiro lugar vem a nossa salvação, pois quem não conheceu a salvação não consegue apresentá-la a outra pessoa. Na temática dessa EBOM, o escritor finaliza o versículo dizendo ‘’e coisas que acompanham a salvação’’, ou seja, a nossa salvação precede diversas outras obras que devemos fazer.

Depois da igreja ser confirmada na terra em atos 2, vemos o modo de agir dos cristãos e como eles se preocupavam (depois de salvos) com o seu próximo. Sabemos que o comportamento de Atos 2: 45-47 refere-se a pessoas que já processavam a mesma fé, porém, essas mesmas pessoas que se preocupavam com os convertidos como eles, em Atos 11: 19-26 vemos que após a morte de Estevão se levantou uma grande perseguição e os convertidos dispersos saiam pregando o evangelho tanto a judeus quanto a gregos e no verso 26 desse capítulo surge então o termo Cristão.

Em resumo entendemos então que o ser humano em primeiro lugar se preocupa com a sua salvação, e após ser salvo e passar pela certa dessocialização mencionada nesse texto, agora esse homem ou mulher faz parte de um novo grupo de pessoas chamados os salvos em Cristo, conhecidos como Crentes ou Cristãos (entre outros nomes).

Voltamos então a pergunta inicial:

Quais são as obras que os salvos em Cristo devem praticar?

Levando em consideração o texto bíblico que se encontra em Gálatas 5: 19-26, teríamos o método de como não andar e de como andar quando salvos em Cristo e isso com certeza nos ajudaria a agradar a Deus. Mas eu gostaria de chamar a sua atenção para a batalha que está sendo travada nesse momento, enquanto você lê esse texto. Você sabia que nesse momento há uma luta espiritual onde um lado que ver a humanidade passando a eternidade no lago de fogo e enxofre e o outro lado quer que o destino da humanidade seja na Glória com Deus?

Pois bem, esse é o ponto que quero tratar com meus queridos irmãos, uma obra que com certeza acompanha a salvação.

Tendo como base o texto encontrado em Ezequiel 3: 17-21, onde ele é tido como Atalaia sobre Israel, notamos a importância de nos preocuparmos com a obra de propagação do evangelho de Cristo onde essa obra é tida pelo apostolo Paulo em I Coríntios 9:16 como obrigação.

Em 605 a.C Nabucodonosor invade Jerusalém e leva cativo muitos jovens entre eles Daniel, Ananias, Mizael e Azarias, e no ano de 598 a.C, novamente Jerusalém é sitiada por Nabucodonosor e dessa vez são levados o rei Jeoaquim e aproximadamente 10mil pessoas e Ezequiel estava entre esses (2° Reis 24: 11-18).

O ápice da mensagem de Deus para essa profeta é onde o Senhor deixa explicito a seu profeta que se a mensagem não for entregue o ímpio morreria e o Senhor iria requerer o sangue das mãos do profeta, e se ele a entregasse sua alma (de Ezequiel) estaria salva.

Tudo o que fazemos como por exemplo: caridade, doações, aconselhamentos, empatia praticada, orações, interseções, prática do amor ao próximo, perdão entre outras ações, são obras que acompanham a salvação e fica muito claro em Tiago 2: 14-26 que nossa fé deve ser acompanhada de obras.

A boa obra de salvação de almas dará uma eternidade bem-aventurada aos que aceitarem a Cristo como salvador, e o fato é que se sabemos que muitos estão se perdendo no mundo, temos a responsabilidade de avisá-los, assim como fez o profeta Ezequiel.

E se sabemos o quão maravilhoso será morar com nosso Deus porque negar essa oportunidade a aqueles que estão perdidos?



Deus nos tem como Atalaias (Vigias), profetas e sacerdotes em nossos dias, e tem nos mostrado que o fim de todas as coisas nesse mundo se aproxima, o Eterno conta conosco para tomar das mãos do inimigo essas almas que estão se perdendo. Devemos fazer as ‘’COISAS MELHORES, QUE ACOMPANHAM A SALVAÇÃO’’, devemos ser focados e nos dispor a fazer a vontade de Deus.

Uma verdade que tem que ser dita, ‘’Os salvos salvam”. Isso não significa que temos o poder de levar a pessoas para a glória, sabemos que o acesso ao Pai só é dado através do filho (João 14:6) com a participação do Espírito Santo que convence o homem do pecado, justiça e juízo (João 16:8). Fiquemos então com o que nos cabe que é levar a verdade de Cristo, não renuncie a boa obra.



Mateus 10:7

POR ONDE FOREM, LEVEM ESSA MENSAGEM: O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO.



Que o bom Deus abençoe as vossas vidas, amém.

Pastor Tiago Gomes de Oliveira

Assembleia de Deus Missão Profética

Subdiretor de Formação de Obreiros

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, critica ou sugestão, ficarei grato. Que o Senhor Deus te abençoe.