Graça e paz amados. Estamos aqui fazendo a obra de Deus, semeando no reino dos céus. Sou o Pastor Samuel Mendes da igreja Pentecostal Assembleia de Deus Missão Profética; atualmente estamos na Igreja Sede Av Itamarati, 2686 Pq Erasmo Assunção Voce é nosso convidado de honra, ficaremos felizes com sua presença. Dias de Culto: Domingo as 18h30 - Culto da Familia; Quartas Culto de campanha as 19h30 - Culto de Ensino as Sextas as 19h30.
segunda-feira, 31 de outubro de 2022
3ª EBOM - Pastor Ivan Souza
Tema: Mas de vós amados, esperamos coisas melhores...
Pastor Ivan Souza
Império ou Reino?
Quero propor aos santos alunos desta escola bíblica uma reflexão sobre os termos acima mencionados. Sei que o tema pode a priori parecer ser provocativo, mas o objetivo não é provocação, mas sim, análise e muito mais que isso, uma entrega sincera ao estudo deste importante assunto e permitir que o Espírito Santo nos guie através das sagradas Escrituras ao exame de como temos entendido, refletido e operado como estrutura cristã.
Concordo com o R. N Champlim, Ph. D no seu comentário que os evangelhos sinópticos, a pregação do reino é o tema central. Não podemos duvidar que João Batista, seus seguidores, Jesus e os seus discípulos pensassem que o reino de Deus haveria de ser estabelecido na terra. O reino de Deus foi uma oferta genuína feita a Israel, mas a oferta foi rejeitada. Isto posto, a vontade divina apresentou aos gentios o esplendor da Igreja e da nossa era da graça.
Em sentido bem amplo, poderíamos definir esse reino como composto por aqueles que reconhecem, adoram, amam e obedecem a Deus, como único Deus vivo e verdadeiro. Portanto, esse reino pode ser concebido como existente no céu, ou então no coração dos homens regenerados. Os remidos, pois, comporiam o reino de Deus. A igreja seria a coletividade formada por esses remidos, nos céus e na terra. Sem importar qual forma assuma, esse reino incorpora a luz do mundo, sendo a vida e o sal da terra. Jesus nasceu para ser Rei em nossos tempos, deve-se destacar o ÚNICO REI, e de muitas maneiras onde Ele consegue impor-se como tal, aí está o reino de Deus. Por esta razão, o reino de Deus é chamado de “reino de Cristo, o FILHO”, por causa de sua administração. Mas é chamado reino de Deus, porque Deus é a autoridade fina por trás deste reino. No evangelho de Mateus é chamado “reino dos céus” porque o céu é a habitação de Deus. Finalmente, a autoridade real de Jesus Cristo será exercida em todos os lugares ( Ef. 1. 10 isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos), quando então haverá unidade de todas coisas em torno da pessoa de Cristo.
Tomei como base para a meditação deste estudo o primeiro livro dos Reis, do capítulo 11 ao 14, onde encontramos o Deus de Israel estruturando o reinado desta nação com o propósito de fazer conhecido aos homens sua forma de governo.
Uma leitura detalhada nos revela que logo no início os reis de Israel não compreenderam para o que foram constituídos, nem mesmo o grande rei Salomão pode responder aos anseios de Deus. Ele como sucessor do grande Rei Davi, ficou muito aquém do que deveria e sua sucessão ainda muito mais longe e desvirtuada. Para iniciarmos este estudo, devemos entender o que Deus pretendia para a nação eleita.
Este povo foi separado das demais nações através do chamado dado a Abraão em Genesis capítulo 12, Abraão seria pai de uma grande nação e bendita seria sua descendência entre todas as nações. Da sua descendência viria o Messias, O Ungido do Senhor para estabelecer o reino inabalável e eterno de Deus. Este reino sobre o ideal de Deus nunca deveria ser nacionalista, fechado e estático, ele deveria ser universal, aberto, um movimento de expansão e inclusão trazendo tribos, povos e nações ao governo soberano de Deus. Este reino não poderia ser igual ao de nações vizinhas como Israel sempre desejou, mas sim, um modelo único, sem precedentes, um reino teocrático onde Deus levantaria seus representantes para cumprir seus desígnios na terra.
Daí compreender a natureza deste reino seria o melhor que reis levantados por Deus deveriam fazer. Mas o que logo se viu, foi o que constatou Lord Acton "O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus.". Ser representante de Deus pode negrejar, turvar, envaidecer, ensoberbecer até mesmo os escolhidos. A vaidade destrói grandes investimentos de Deus. Estes homens não procuraram entender os desígnios de Deus, e logo buscaram andar segundo o curso de seus corações, atendendo seus interesses acima dos interesses de Deus. Não observaram a palavra de Deus e nem consultaram seus profetas, andaram vaidosamente pelos seus caminhos, optaram por satisfazer seus apetites, suas loucuras, seus desejos a exemplo de Salomão I Rs 11. 1-12 e seus descentes.
Estes homens optaram por seguir igualmente suas nações vizinhas e fracassaram, por não levar em conta a vontade de Deus. Eles buscaram fama, riqueza, poder, domínio, prazer, alianças mundanas, e o que conseguiram foi ruína e desgraça, porque ninguém é bem sucedido quando escolhido por Deus se furtando da vontade de Deus.
Oro e desejo que nesta oportunidade o Espírito Santo nos dê clareza, compreensão e comprometimento com sua proposta e agenda. Somos representantes do Reino, como Apóstolo Paulo escreve em Colossenses 1. 13, 25 3 28 e também o Apóstolo Pedro I Pe. 2. 9, nossa missão é servir como ministros de Deus, embaixadores de Cristo ( 2. Co. 5.20) sendo fiel ao Grande Rei, abstendo nosso trabalho de interesses humanos e fugindo de usurpar prestígio que não cabe ao servo.
Com um olhar no texto de I Rs. 11 ao 14 quero colocar um paralelo para nossa meditação.
No império o Rei explora; I Rs. 7.1-8 Salomão levou treze anos para terminar a construção do seu palácio. Ele construiu o Palácio da Floresta do Líbano com quarenta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura, sustentado por quatro fileiras de colunas de cedro sobre as quais se apoiavam vigas de cedro aparelhadas. O forro, de cedro, ficava sobre as quarenta e cinco vigas, quinze por fileira, que se apoiavam nas colunas. Havia janelas dispostas de três em três, uma em frente da outra. Todas as portas tinham estrutura retangular; ficavam na parte da frente, dispostas de três em três, uma em frente da outra. Fez um pórtico de colunas de vinte e dois metros e meio de comprimento e treze metros e meio de largura. Em frente havia outro pórtico com colunas e uma cobertura que se estendia além das colunas. Construiu a Sala do Trono, isto é, a Sala da Justiça, onde iria julgar, e revestiu-a de cedro desde o chão até o teto. E o palácio para sua moradia, no outro pátio, tinha um formato semelhante. Salomão fez também um palácio como esse para a filha do faraó, com quem tinha se casado.
No Reino, o Rei serve; Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” Marcos 10:42-45.
No império há hereditariedade; Salomão tentou matar Jeroboão, mas ele fugiu para o Egito, para o rei Sisaque, e lá permaneceu até a morte de Salomão. Então descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. E o seu filho Roboão foi o seu sucessor. 1 Reis 11:40, 43 NVI
No Reino há sucessão profética; Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” Ele lhes respondeu: “Não compete a vocês saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra”. Atos 1:6-8 NVI
No império o julgo é pesado; “Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado, e nós te serviremos. Pois bem, meu pai lhes impôs um jugo pesado; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos”. 1 Reis 12:4, 11 NVI
No Reino, o julgo é suave; “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30 NVI
Note que qualquer rei que for recrutar súditos jamais incluirá súditos com estas características, este reino não é humano, sua força está no Rei que conduz.
No império há obediência cega; O rei Roboão enviou Adonirão, chefe do trabalho forçado, mas todo o Israel o apedrejou até a morte. O rei, contudo, conseguiu subir em sua carruagem e fugir para Jerusalém. Dessa forma Israel se rebelou contra a dinastia de Davi, e assim permanece até hoje. 1 Reis 12:18-19 e 24. NVI
No Reino há obediência racional; Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. João 15:10 NVI
No império há guerra; Quando Roboão, filho de Salomão, chegou a Jerusalém, convocou cento e oitenta mil homens de combate, das tribos de Judá e de Benjamim, para guerrearem contra Israel e recuperarem o reino.1 Reis 12:21 NVI
No Reino, reina a paz; Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; Romanos 14:17 NVI – Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9 NVI
No império tem trono, No reino tem altar; Jo. 4.20 – 24. “Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4:20-24 NVI
No império tem seguidores; Se este povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, novamente dedicarão sua lealdade ao senhor deles, Roboão, rei de Judá. “Eles vão me matar e vão voltar para o rei Roboão”. Depois de aconselhar-se, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Vocês já subiram muito a Jerusalém. Aqui estão os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito”. 1 Reis 12:27-28 NVI
No Reino tem adoradores; No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4:23-24 NVI
No império tem templo sagrado; Depois de aconselhar-se, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Vocês já subiram muito a Jerusalém. Aqui estão os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito”. 1 Reis 12:28 NVI
“No Reino, caminho de santidade; Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4:23-24 NVI
No império tem guerreiros, no Reino, valentes; Guerreiros lutam por ordem, valentes por princípios, guerreiros estão dispostos a matarem, valentes estão dispostos a morrerem. I Rs. 13.8
No império o homem governa; Tirei o reino da família de Davi e o dei a você, mas você não tem sido como o meu servo Davi, que obedecia aos meus mandamentos e me seguia de todo o coração, fazendo apenas o que eu aprovo. Você tem feito mais mal do que todos os que viveram antes de você, pois fez para você outros deuses, ídolos de metal; você provocou a minha ira e voltou as costas para mim. “ ‘Por isso, trarei desgraça à família de Jeroboão. Matarei de Jeroboão até o último indivíduo do sexo masculino em Israel, seja escravo seja livre. Queimarei a família de Jeroboão até o fim como quem queima esterco. 1 Reis 14:8-10 NVI
No reino, Deus dirige; Ele clamou contra o altar, segundo a ordem do Senhor: “Ó altar, ó altar! Assim diz o Senhor: ‘Um filho nascerá na família de Davi e se chamará Josias. Sobre você ele sacrificará os sacerdotes dos altares idólatras que agora queimam incenso aqui, e ossos humanos serão queimados sobre você’ ”. 1 Reis 13:2 NVI
Neste paralelo é possível constatar a tragédia anunciada quando um homem usurpa suas atribuições, exclui a vontade do Senhor, prioriza o humano e carnal. Que Deus nos ajude a pensar o nosso chamado, que o Espírito Santo perscrute nossos corações e nos leve ao caminho reto. Santos obreiros do Senhor, temos recebido de Deus a benção do santo ministério, honremos tão somente Aquele que nos alistou, procuremos com zelo e obediência servir com fidelidade e humildade, com renúncia e amor Àquele que nos constituiu príncipes do seu reinado!
Encerro minha pequena contribuição relembrando os conselhos do Apóstolo Paulo a Timóteo, II Tm. 3 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos. 2 Timóteo 3:1-9 NVI
https://www.youtube.com/watch?v=V5L7JW0Yo9Y&t=69s
Pastor Ivan Souza
Assembléia de Deus - Setor 2 Belem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, critica ou sugestão, ficarei grato. Que o Senhor Deus te abençoe.