terça-feira, 29 de novembro de 2016

Palavra aos formandos do ITEMP



Palavra de Deus aos formandos
Atos cap 1:8 Mas recebereis a virtude, poder, habilidade, unção, do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Apostolo Martins Presidente do Ministério Missão Profética e também do Instituto teológico M.P; Bispo José Macedo, diretor e Reitor da Faculdade Teológica Missão Profética, aos formandos e a todos convidados e irmãos. Inicialmente agradeço a Deus por nos ter dado força e coragem para chegarmos até aqui; agradeço também aos meus colegas, obreiros e superiores pela confiança depositada em mim ao me escolherem para ser um dos professores deste curso; sinto-me muito honrado. Glórias a Deus.
 “Sabado, 03 de Dezembro de 2016, esse dia ficará marcado em nossas memórias como um dia muito especial”.  (também é aniversário da Missionária Amélia Minha Mãe) Se hoje estou aqui, foi pela dedicação e perseverança em oração da minha mãe, que como Lóide e sua filha criaram e educaram Timóteo.
A formatura é a conclusão de uma fase muito importante da vida. É bom celebrar a conclusão dos estudos, agradecendo a Deus por sua ajuda. Toda capacidade de aprender, toda sabedoria e todo conhecimento vêm de Deus.
A formatura define não o fim de uma etapa, mas uma nova fase que começa na vida de muitos de vocês.
A formatura marca o início de um novo rumo: novos desafios, novas aprendizagens, novas escolhas. Deus ajudou a superar os desafios até aqui, ELE vai continuar ajudando em todos os desafios da vida. Observe:
Provérbios 8:10-11 Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.
1 Timóteo 4:12 Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
Alguns ainda insistem em acreditar que “teologia” é um saber privado de padres e bispos, pastores e Apóstolos. Não é! Todo cristão é chamado a “dar as razões de sua esperança” (Cf. 1Pd 3,15). Isto é teologia: a ciência da fé
Voces aprenderam  buscando constantemente o conhecimento de Deus através da bíblia, através dos bons livros e também de pessoas mais experientes. Aprendemos uns com os outros. Aprendemos a discutir idéias, formular novos conceitos e principalmente a respeitar divergências de opiniões.
O resultado desse aprendizado se traduz no conhecimento adquirido que nos permitirá atuar na vida prática como agentes de mudanças e responsabilizando-nos pelos rumos que uma parte de nossa sociedade poderá tomar, começando pela família e igreja.
Com mais conhecimento a pessoa passa a ser altruísta, solidária, mais humana, mais consciente e mais sensível com as situações da vida.
Com mais conhecimento consegue Servir: servir talvez seja a tarefa mais nobre porque diz respeito ao próximo. Quando servimos ao próximo estamos servindo a Deus.
Não foram poucas vezes que nos perguntaram : O que é teologia e para que serve a teologia? Teologia é para ser pastor? E o que faz um teólogo? “teólogo é aquele que estuda Deus e sua revelação e, em seguida, todas as demais coisas “à luz da Biblias”, pois Deus é o princípio e o fim de tudo”. Não foram poucas vezes que nos perguntaram : O que é teologia e para que serve a teologia? Teologia é para ser pastor?
 Ao contrario do que muitos pensam o estudo da teologia é tarefa para todos. Não é um meio de se destacar entre os sábios e entendidos em matéria de religião, também não é um estudo direcionado em conhecer a totalidade da revelação de Deus ao Homem, pois certamente isto não irá acontecer, visto que nossa limitação não pode compreender a revelação de Deus de forma completa, pois ele é eterno e infinito, ao passo que somos pecadores limitados (1 Cor.13.9-12). Digo que é um meio de termos um relacionamento mais próximo com o Eterno, de conhecermos seus atributos e sua vontade.
A teologia nos leva ao encontro da graça de Deus. Não somente um meio de exercício do intelecto, numa tentativa de conhecer a vontade de Deus para nós, mas uma dádiva de Deus com propósito de se fazer conhecido por meio das Escrituras, e isto é para todos que desejarem se esmerar no estudo dela. Quero te dar 12 motivos para estudar, mas existem muito mais motivos.
1.Para saber dar as “razões da sua esperança”; 1Pedro 3:15
2.Crescer na fé e no conhecimento de forma inteligente”. Efésios 4:13
3.Capacitar-se para a obra de Deus. 2 Timóteo 3:17
4.Conhecer com maior profundidade a Palavra de Deus. 2 Coríntios 10:5
6.Entender as raízes históricas do cristianismo. Êxodo 12:26
7.Entender de modo científico e sistemático a fé cristã. Efésios 3:17
8.Fazer um curso superior com validade civil na área das ciências humanas e estar habilitado pra ingressar em qualquer faculdade. Provérbios 22:17
9. Ajudar as pessoas por meio de aconselhamento. Romanos 15:14
10. Pregar com qualidade, graça e sabedoria. 1 Coríntios 9:16
11.Exercer algum ministério na Igreja.  Timóteo 3:1
12.Simplesmente avançar para águas mais profundas em Deus!   Atos 13:9
A teologia exercita o raciocínio lógico e equilibra mente e coração, inteligência racional e inteligência emocional em equilíbrio com o Espiritual.
Entendemos dessa forma que estudamos os tratados e discursos de Deus e sua palavra revelada.
Atos cap 1:8 o que Lucas escreve fazendo menção a que Cristo já tinha dito;
Receber poder, poder é habilidade para fazer alguma coisa, você quer revolucionar o teu ministério, quer produzir efeitos para honra e glória de Deus?
Considere três coisas importantíssimas na igreja que você frequenta e ajude a construir essas três coisas na tua igreja. Nós vamos marcar uma geração e vamos marcar através de um culto, e esse culto precisa ter essas três coisas importantes: Fé, Unção e Glória da presença de Deus. Como se consegue isso? 
1º O que é Fé? Heb 11:1Ora,a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova daquilo que nao se vê. Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir pela palavra de Deus; se queremos Fé precisamos de palavra, e de uma boa palavra para que aumente e acrescente a fé dos ouvintes.
2º nós precisamos de unção. E o que é unção? Por muito tempo o que se explicou como unção?  Grita muito, pula muito, salta no mistério? Unção e poder são habilidades, quando Deus ungi alguém, essa pessoa foi capacitada com habilidades para que possa executar aquilo que Deus quer. Quando você ouve alguém que canta mal, canta desafinado, você olha e diz: puxa que pessoa esforçada, mas não dá pra ouvir hein, é terrivel.
Agora você ouve alguém que canta bem, que canta com graça, Você diz: que maravilha, que unção.
Não estou dizendo o nível de envolvimento de santidade ou de comunhão com Deus que essa pessoa possa ter, estou falando sobre habilidades para realizar algo.
Quando você vê alguém pregando sem estudo, sem conhecimento, sem compromisso, sem dedicação, você diz: meu Deus o que essa pessoa esta falando? Mas quando vemos alguém pregando bem, você diz: que unção que ele tem. Por que unção é habilidade.
3º Glória de Deus; a unção é Deus operando no homem pela habilidade; glória de Deus é Deus operando na igreja independente do homem, com sua única e exclusiva vontade. Deus habita na eternidade.
Jr 8:22 eu acho fantástico esse texto; tem balsamo de Gileade? Que traduzido é: tem louvor, tem adoração para que possa acontecer a cura, para que atraia a cura sobre a filha de meu povo?
Deus esta na eternidade, mas ELE caminha por uma estrada chamada estrada da adoração, se no culto, na igreja temos essas três coisas bem claras; nós temos uma palavra de qualidade que produz fé, temos uma unção, uma habilidade de quem prega bem, canta bem, toca bem; se na igreja temos um povo mergulhado na adoração, nós vamos acelerar o processo de Deus, da revelação, da manifestação da sua glória sobre povo, sobre a igreja.
E isto esta em nossas mãos fazer.  

Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe. Parabéns
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, critica ou sugestão, ficarei grato. Que o Senhor Deus te abençoe.