“O SENHOR
fez todas as coisas para os seus próprios fins e até ao ímpio, para o dia do
mal.” ARC
“O SENHOR
fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da
calamidade.” ARA
“O SENHOR
fez tudo para certos fins, e o fim dos maus é a desgraça.” NTLH
O
primeiro passo para analisar este versículo é determinar a acepção da palavra
“fim”. Não é “fim” de “término”, mas de “finalidade”. Então, vamos reescrever
os textos:
“O SENHOR
fez todas as coisas para as suas próprias finalidades e até ao ímpio, para o
dia do mal.” ARC
“O SENHOR
fez todas as coisas para determinadas finalidades e até o perverso, para o dia
da calamidade.” ARA
“O SENHOR
fez tudo para certas finalidades, e a finalidade dos maus é a desgraça.” NTLH
O segundo passo seria ressaltar que “própria finalidade” está relacionada à vontade e designo de Deus. Não é a finalidade do que foi criado, como uma finalidade imposta pelo próprio ímpio para si mesmo; mas a intenção do SENHOR ao criar o ímpio. Acredito que a Almeida Corrigida Revisada e Fiel tem uma melhor tradução nesse sentido: “O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus (seus = SENHOR) próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.”
O
terceiro passo seria determinar o que seria o “dia da calamidade”, “dia do mal”
ou “desgraça”. Uma tradução antiga (talvez a ARA 1ª edição – não tenho certeza.
A tradução é completamente furada! Até o supralapsário mais fervoroso com o
mínimo de conhecimento do hebraico bíblico deverá discordar dessa tradução - eu
sou o primeiro! :) Essa tradução não respeita a teologia do Antigo Testamento,
pois a ideia de inferno como a conhecemos é coisa do Novo Testamento. Empregar
este conceito ao AT seria um erro de ordem teológica por força de uma tradução
totalmente equivocada.
A
interpretação mais provável para o texto seria dizer que a intenção do autor é
mostrar que Deus usa até mesmo o ímpio para castigar o seu povo. Deus faz todas
as coisas de acordo com o seu propósito, Ele até mesmo criou as nações ímpias
para castigar, trazer calamidade ao seu povo por sua desobediência. Essa
interpretação é coerente, por exemplo, com a declaração de Jeremias 51:20-23 ou
Amós 6:14. Há ainda muitos outros textos em que Deus claramente diz que faz uso
de nações ímpias para cumprir os seus propósitos: Is 44:28; 45:1-8; 48:14-15 e
Jr 27:5-7; 50:9 só para citar alguns versículos.
Acredito
que o texto não deixa de sustentar uma leitura calvinista com implicações
soteriológicas quanto aos ímpios, mas não trata da questão diretamente. Para
chegar a uma conclusão soteriológica é preciso fazer um desdobramento do texto
e isso sempre “enfraquece” qualquer argumento. Na verdade, a ideia de “réprobo”
é consequência lógica da eleição como entendida pelos calvinistas. Até mesmo
João Calvino admite que este é um desdobramento assustador da doutrina da
eleição. Se Deus escolhe alguns, outros necessariamente precisam ser
rejeitados; ou seja, se há “eleitos”, há “réprobos”. A partir dessa conclusão é
que acabamos lendo Pv 16:4 como texto base para mostrar que os réprobos são tão
predestinados para o “inferno” quanto o eleito é predestinado para a salvação.
Mas não é bem por aí! Deus não faz acepção de pessoas. Que Deus criou o ímpio
com o objetivo de utilizá-lo para trazer calamidade é fato; mas, a partir do
texto, concluir que o dia da calamidade seja o mesmo que condenação ao inferno
é forçado demais, contradiz toda a escritura. Todos nós somos ímpios a partir
do nascimento, mas, se eleitos, somos resgatados deste estado de inimizade. O
texto, portanto, não fecha a questão! Deixe-me tentar explicar assim. Deus
criou 100.000 ímpios para formar um exército que trará calamidade a outro povo.
Isso não quer dizer que os 100.000 serão condenados ao inferno, alguns podem
ser salvos. Ou vamos dizer que Paulo não foi ímpio e não trouxe desgraça para
alguns crentes até o momento de sua conversão? Ou seja, o texto de provérbios
não trata definitivamente de soteriologia.
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:21
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:10
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 1 Coríntios 6:9
Assim
entendo que Deus
criou a calamidade para o ímpio e não o impio para a calamidade.
Quando eu também disser ao ímpio:
Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e
justiça, Ezequiel 33:14
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