sábado, 29 de abril de 2017

O terceiro Céu



Haveria mais de um céu? Penso que se Paulo disse que foi ao terceiro céu, então deve existir o primeiro céu e o segundo céu? Estou certo nesse pensamento? Onde na Bíblia podemos ver mais detalhes sobre isso? - See more at: https://www.esbocandoideias.com/2017/03/terceiro-ceu-na-biblia.html#sthash.OWDQTQe7.dpuf
Haveria mais de um céu? Penso que se Paulo disse que foi ao terceiro céu, então deve existir o primeiro céu e o segundo céu? Estou certo nesse pensamento? Onde na Bíblia podemos ver mais detalhes sobre isso? - See more at: https://www.esbocandoideias.com/2017/03/terceiro-ceu-na-biblia.html#sthash.OWDQTQe7.dpuf
Haveria mais de um céu? Penso que se Paulo disse que foi ao terceiro céu, então deve existir o primeiro céu e o segundo céu? Estou certo nesse pensamento? Onde na Bíblia podemos ver mais detalhes sobre isso? - See more at: https://www.esbocandoideias.com/2017/03/terceiro-ceu-na-biblia.html#sthash.OWDQTQe7.dpuf

Haveria mais de um céu? Penso que se Paulo disse que foi ao terceiro céu, então deve existir o primeiro céu e o segundo céu? Estou certo nesse pensamento? Onde na Bíblia podemos ver mais detalhes sobre isso?

Onde fica o primeiro céu?
O primeiro céu é chamado na Teologia de: Auraneo (O céu dos homens ou o céu das estrelas)
Quando Paulo nomeia o paraíso de Deus como terceiro céu ele parece estar fazendo uma separação didática que era bem conhecida em sua época. Sendo assim, o primeiro céu seria aquele que é o mais próximo de nós, de nossa vista, aquele onde podemos ver os pássaros voando e as nuvens, além de outros fenômenos meteorológicos, daí ser ele o primeiro nível. “Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez” (Gênesis 1:9).

Onde fica o segundo céu?
O segundo céu é chamado de: Mesoraneo ( Regiões celestiais ou céu da guerra espiritual, habitação dos demonios )
 Já o segundo céu seria uma referência ao segundo nível dos céus, ou seja, aquele onde ficam as estrelas, as constelações e os luzeiros, que conhecemos mais popularmente por espaço sideral. “Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos” (Gênesis 1:14). Esses luzeiros, apesar de podermos vê-los (alguns), estão a um nível extremamente distante aqui da terra, daí poderem ser classificados como segundo céu.

Onde fica o terceiro céu? O terceiro céu é chamado de: Eporaneo ( A morada de Deus ou paraíso )
 O terceiro céu aponta para uma realidade espiritual e não física. É o nível que não pode ser visto pelo olho humano, onde a Bíblia aponta que Deus tem o Seu trono: “O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens” (Salmos 11:4). Ele é a realidade espiritual, ainda bem obscura para nós humanos, mas que foi descrita na Bíblia por diversas vezes como um lugar existente e habitado não só por Deus, mas também por criaturas celestiais.


Então existe mais de um céu. Paulo disse que foi ao terceiro céu.

Sua dúvida está em 2 Coríntios 12:1-4, ou a que palavras Paulo está se referindo como não sendo permitido ao homem falar: "Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar".

Paulo foi transportado ao terceiro céu (Eporaneo), que ele identifica aqui como o Paraíso, o mesmo lugar para onde foi o ladrão que morreu na cruz, e ouviu coisas que são impossíveis de serem explicadas em termos humanos. Ou seja, ainda que um suposto médium espírita quisesse invocar o ladrão que está no Paraíso para vir aqui contar como é lá, este não teria palavras para se expressar em termos terrenos, tamanha é a diferença entre o que se passa ali e o que vivenciamos aqui.

Isto não quer dizer que Paulo não tenha entendido o que ouviu ali. Você pode não saber falar um idioma porém compreender algo que um estrangeiro lhe diz, e mesmo assim não ter palavras para traduzir aquilo ipsis litteris a alguém que lhe pergunte sobre aquilo. O que Paulo ouviu foram coisas tão elevadas que não haveria paralelo na linguagem humana para expressá-las. Além disso, o modo como ele fala --  "que ao homem não é lícito falar"  -- indica que também não tinha autorização para tanto.

Um exemplo fraco disso seria um índio que nunca saiu da selva e nem viu TV ser transportado de repente em uma viagem pelo espaço numa cápsula, e lá na estação espacial ouvir todas as explicações dadas pelos astronautas. Imagine ele depois voltar e precisa explicar o que viu para os outros da tribo. Seria uma loucura, porque ele não teria nem parâmetros para comparar. Por isso os índios da América Central, quando viram os primeiros espanhóis montados em cavalos (na época não existiam cavalos nas Américas) acharam que cavalo e cavaleiro eram uma coisa só, isto é, que eram homens gigantes com quatro pernas. Eles logo se prostravam aterrorizados achando que estavam diante de deuses.

É por isso que não devemos dar crédito a esses "testemunhos" de pessoas que dizem ter ido ao céu ou ao inferno e saem por aí escrevendo livros e dando palestras. Se Paulo, que realmente foi arrebatado ao terceiro céu, disse ser impossível expressar em linguagem humana o que ele ouviu, quem essas pessoas acham que são para se considerarem aptas a revelar o que viram nesses lugares? Mesmo as visões gloriosas que encontramos nas Escrituras, descritas pelos profetas do Antigo Testamento e por João no livro de Apocalipse, são transformadas em linguagem de símbolos por faltarem elementos terrenos para explicá-las.

E veja também que Paulo toma tanto cuidado ao contar o que aconteceu consigo, que nem mesmo diz "eu fui ao Paraíso", mas coloca tudo numa terceira pessoa, dizendo "conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu." A possibilidade de sua carne se gloriar disso era tão grande que ele toma o maior cuidado, e mesmo assim logo em seguida já fala do "espinho na carne" que tinha para impedi-lo de se gloriar em razão da sublimidade e importância das muitas revelações que lhe foram dadas.

É aí que fica ainda mais absurdo vermos cristãos que rejeitam os escritos de Paulo como sendo opinião pessoal de um velho machista. Obviamente quem é espiritual irá entender quão elevadas foram as revelações que esse servo de Deus recebeu, dentre elas a revelação da Igreja, o segredo escondido nos séculos anteriores, as quais evidentemente não eram compreendidas nem em seu próprio tempo. No último capítulo de sua última carta, 2 Timóteo, ele conta que tinha sido abandonado por muitos.

Há ainda quem tente lançar descrédito sobre as epístolas de Paulo citando o que Pedro diz, como se o próprio Pedro estivesse criticando o que Paulo dizia:

2Pe 3:15-16 "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição".

Porém o que Pedro fala aqui não é contra o ensino de Paulo, mas totalmente a favor. Ele reconhece que Paulo recebeu do Senhor uma sabedoria ímpar, e por isso falava de coisas difíceis de entender que os ignorantes distorciam. Pedro condena assim qualquer um que queira desacreditar os escritos de Paulo. Hoje há muitos que não entendem o evangelho de Paulo (Romanos) e pregam uma salvação por obras da Lei ou pelo batismo, rejeitam a doutrina da Trindade, duvidam da eleição dos salvos, desobedecem a doutrina por ele ensinada sobre a mulher cobrir a cabeça e ficar calada nas reuniões da igreja etc.


terça-feira, 25 de abril de 2017

O MILÊNIO

A vida no Milênio

Muitos confundem as profecias sobre a Nova Jerusalém com as do milênio; o milênio é um PARAÍSO terreno, ocorre antes ao juízo; a Nova Jerusalém é celestial (Cidade Divina), é eterna e pertence à Nova Criação; vem junto à Criação de Novos Céus e Nova Terra; isso se dará somente após o Juízo e a definição do destino de todos os que hão de comparecer ao juízo.
O Milênio é o reinado de Cristo nesta terra c/ todos os seus; ou seja, os que o amaram nesta vida e pela fé o seguiram. (Heb. 11 e Jo. 14:3)
No milênio não está claro se teremos filhos ou não, mas teremos corpos glorificados e viveremos nesta terra feita num paraíso, como o Éden. (Ez. 36:35-36 - Is. 51:3)
Também no Milênio não haverá pecado (como muitos pensam), pois onde Cristo reina, não pode existir pecado jamais.
O Senhor é Luz e não reina em trevas, conforme diz: Não há comunhão entre a luz e as trevas.

Em suma:
Onde a plena luz do Senhor habita as trevas não existem. 
Por isso diz em Daniel 9:24 que quando findarem as 70 semanas, a transgressão cessará, e os pecados serão findados. 
O que significa que toda a carne terá o seu fim, pois como pode o pecado ter fim, com os pecadores ainda a viver??
Por isso, o pecado não subsiste à congregação dos santos... (Sof. 1:3 - Sof. 1:18 - Luc. 17:27 e 29)
Então o pecado há de findar-se (com o fim de toda a carne, na morte de todos os filhos de Adão - I Cor. 15:50), e também a transgressão cessa para que Cristo - Rei dos reis - habite c/ os homens e seja-lhes Rei.

Quanto à Nova Jerusalém (Apc. 21) ela só vem após o Juízo, no qual todos os homens (exceto os da 1ª ressurreição) hão de comparecer para serem julgados, conforme as suas obras. 
No Juízo, todo o que se achar inscrito no livro da vida ressuscita, após julgado, e constado no livro, e não antes; o livro da vida é que confere o direito à vida, na ressurreição para a vergonha e desprezo eterno (Daniel 12:2c) e a Nova Terra habitará (na qual habita a justiça), porém jamais verá a Deus.
Já, aos homens AUSENTES no Livro da Vida (no Juízo) sofrerão o dano da segunda morte indo ao lago de fogo e enxofre, e creio, hão de ser extintos, pois o homem não possui eternidade nem é imortal.
Ele é mortal, e bem mortal; é apenas fôlego de vida, é alma vivente; e, tendo recebido de Deus mandamento a cumprir quando criado, para não morrer, e desobedecido, certamente morrerá; porque ninguém, mas ninguém mesmo o poderá livrar da sentença Divina, e o homem, por fim há de morrer eternamente, porquanto desobedeceu e nunca creu - por isso diz: segunda morte. (Apc. 20:15 – Apc. 21:8)
E à Nova Jerusalém, irão unicamente aqueles cujos nomes se acham inscritos no Livro da Vida do Cordeiro (o Livro da Vida do Cordeiro pertence ao Cordeiro, e não é o Livro da Vida, aberto no dia do juízo). (Apc. 21:27 - Apc. 13:8 )
Somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro reinam c/ Cristo o milênio e adentram à Jerusalém Celestial - cidade de ouro puro cujo Artífice e Construtor é Deus. 
E conforme diz: 
"Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus." (Apc. 21:3)
"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."(Apc. 21:4)

E p/ sempre estarão com Jesus e com Deus Pai! Amém! (Apc. 7:17)
 

Haverá morte no Milênio ?

Prestemos atenção a esse verso, que muitos, com ele, se confundem.
Isaias 65:20 (conforme Almeida Revista e Corrigida)
"Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias porque o mancebo morrerá de cem anos mas o pecador de cem anos será amaldiçoado."

Esse verso se mostra totalmente figurativo, vejamos:
Não haverá nela criança de poucos dias. Então não haverá crianças!
E não haverá velho que não cumpra os seus dias mas o mancebo morre aos cem anos?? (Um desfaz o outro, porque se o mancebo morre aos cem anos então haverá sim, velho a não cumprir os seus dias).
Mas se não haverá velho que não cumpra os seus dias então todos cumprirão os seus dias, e como pode o mancebo morrer aos cem???
Quanto a ser amaldiçoado o pecador de cem anos, então aos 50 anos e 90 estará tudo bem? Se não há de haver mal?
Ora, esse verso é totalmente figurativo conforme podemos notar.

Então, conforme diz sobre o mesmo milênio, temos: "Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar."(Is. 11:9) Ora, está bem claro, não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte.
E outra vez: "O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor." (Is. 65:25)


Haverá pecado no Milênio ?

Bom, para responder esta questão, procurarei sanar algumas questões contidas na pergunta bipartida abaixo:

Ao estabelecer o Reino Milenar, o Senhor Jesus terá como súditos todos os crentes que morreram na fé. Estes terão corpos glorificados e reinarão com Cristo na Terra por mil anos. Nesse período haverá pessoas mortais participando desde período milenar?
Segundo: haverá procriação e conseqüente aumento de viventes na Terra? se afirmativo, os mortais interagirão com os ressuscitados glorificados?

Vamos por etapa:
1 - Ao estabelecer o Reino Milenar, o Senhor Jesus terá como súditos todos os crentes que morreram na fé!
R: Amém! Assim creio!

2 - Estes terão corpos glorificados e reinarão com Cristo na Terra por mil anos.
R: Amém! Assim creio!

3 - Nesse período haverá pessoas mortais participando desde período milenar?
R: Não! Não haverá homens na carne de pecado a herdarem o milênio!
Porque nessa época já terá cessado a transgressão e serão findados os pecados - Daniel 9:24.
Ou seja, vem o fim do mundo, o fim de toda a carne: a consumação dos séculos - na batalha do Armagedom, na qual toda a carne há de expirar-se! Amém! (Mat. 13:37-43 - Apc. 16:16 - Apc. 19:11-21)  É nesta época antes de se iniciar o milênio que esse J e til da lei (o certamente morrerá, voltando ao pó donde viera) terá seu cumprimento sobre todo o filho de Adão, não restando um sequer!

4 - Haverá procriação e conseqüente aumento de viventes na Terra?
R: Bom, isso é uma incógnita.
Pois ao reino de Cristo só estarão os remidos e em corpo glorificado.

5 - Se afirmativo, os mortais interagirão com os ressuscitados glorificados?
R: Não! Não haverá homens na carne de pecado habitando o milênio.
O reino de Cristo é um reino bendito, pacífico, de amor, justiça, retidão e bondade, um reino da verdade, coisas que a carne jamais cumprirá ou estará sujeita, pois não é sujeita a lei de Deus.
Além disso Jesus disse: "Porque até que o céu e a terra passem nem um j ou til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido." (Mat. 5:18)
Isso significa que tudo o que a lei diz, ao homem na carne de pecado o diz, e tem de cumprir-se, não podendo ser anulado.
E se os homens adentrassem o milênio, na carne de pecado, trariam consigo ao reino de Cristo toda a maldição da lei, maldição de Deus ao homem pecador; porquanto a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo em que ele vive. (Rom. 7:1)
E, somente mediante sua morte é que o homem, livre está da lei!
Demonstrando deveras, que toda a carne terá seu fim, porquanto o reino de Cristo é Reino Bendito e sem mal algum e muito menos maldição - não havendo homem algum na carne de pecado (livre ou fora da maldição da lei), e não é só a maldição descrita em Gálatas 3:10 e Deuteronômio 27:26 - mas também esta:
"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida." (Gen. 3:17)

Por isso a carne e o sangue não podem ir ao milênio.
Pois a lei não pode ser anulada! E se houvesse um só homem na carne de pecado sobre a face da terra, a lei, que sobre ela está promulgada, por causa do mesmo homem, se faz presente e nela se cumpre, tornando-a maldita!
E, somente para o que está em Cristo, devido a Sua morte, para nos tirar da lei, é que ela (p/ o cristão) findou-se, porquanto está escrito:
"Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê." (Rom. 10:4)
Isso devido a morte de Cristo, para findá-la por nós e para nós. E mesmo o cristão pois vive na carne, tem a sua obrigatoriedade em trabalhar no suor do seu rosto para se obter o pão: ordenança de Deus à vida na carne imediatamente após o pecado de Adão.
O que dirá então para os que nem são de Cristo?!
Assim, para os demais homens, na carne de pecado, e aquém de Cristo - tudo o que está na lei, e há na lei, há de se cumprir sobre eles; não podendo se anular!
Até isso:
"Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus." (Sal. 9:17) (lei)
Até isso:
"... certamente morrerás" (Gen. 2:17) (lei)
Até isso:
c (lei)
Até isso:
"E como aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo. (Heb. 9:27) (lei)

Em suma: tudo o que está escrito na lei (todos os seus jotas e tis) determinados a se cumprirem nos homens, há de se ter o seu cumprimento sobre eles - os que não têm a Cristo - e isso antes de céu e terra passarem!
Inclusive o inferno de fogo!
Por isso é que está determinado a término da profecia das 70 semanas determinadas sobre Jerusalém e os judeus (Daniel 9): o cessar da transgressão e o findar dos pecados!
- Por quê???
- Porque os pecadores todos hão de terem o seu fim na morte - porque só assim é que o pecado finda-se; mediante a morte do pecador!
Versos das profecias quanto ao fim do mundo: Sof. 1:2-3 - Sof. 1:18 - Mat. 24:14b - Apc. 19:20-21 etc.

Então, conforme diz a profecia: a terra assolada tornar-se-á um paraíso (Ez. 36:35-36), e nele (paraíso) não poderá se haver mal, nem dano algum, e portanto, jamais o pecado.!
Pois por esse, é que o paraíso, no princípio, deixou de sê-lo!

Amém!